quinta-feira, 5 de março de 2009

Um longa-metragem, um quebra-cabeça, um jogo de amarelinha.


Ressaca
pretende ser um longa-metragem no limite entre o cinema e o espetáculo ao vivo, partindo do ponto em que param os VJs que fazem performances ao som de música eletrônica com vídeos pré-gravados.

O projeto é uma história composta de dezenas de pequenas seqüências. A seleção e a ordem dessas sequências, no entanto, não será pré-determinada: a cada sessão o diretor (ou um "intérprete") escolherá ao vivo um conjunto de cenas e a ordem em que elas serão apresentadas. Com a exibição em cinema digital, já é possível armazenar os pequenos trechos de filme de forma que o autor, na própria sala de exibição, possa realizar uma montagem ao vivo, "mixando" os pedaços, emendando-os com diferentes estilos de cortes e fusões. A essa montagem se adicionará uma performance musical eletrônica ao vivo, de temas gerados a partir de computador e escolhidos pelos compositores (ou intérpretes da trilha sonora).

O projeto foi concebido para salas de cinema. Como exige a presença do diretor e possivelmente também dos músicos, o filme não ficará em cartaz em sessões contínuas, e sim com uma sessão diária 5 vezes por semana, como uma peça de teatro.
Interface

Ressaca tem uma interface para edição desenvolvida especialmente para o filme, chamada Engrenagem. Ela foi desenvolvida com o apoio do centro de artes Hangar, em Barcelona, e foi projeto final do Master em Artes Digitais de Maíra Sala na Universidade Pompeu Fabra, onde teve o apoio da equipe que desenvolveu a Reactable, interface de síntese musical usada por Bjork e outros artistas em apresentações ao vivo.

Engrenagem consiste em uma tela tátil, que permite movimentar os elementos do filme com os dedos. Como a tela tem um metro de diâmetro e fica posicionada ao lado da tela principal do cinema, a platéia pode acompanhar todo o processo de edição. A interface criada permite a visualização de todo o material do filme, e sua organização, através de links que definem a ordem das seqüências. Além disso é possível manipular cada plano de cada seqüência, mudando sua posição no filme, além de escolher o tipo de corte e fusão.

Roteiro

Ressaca pretende contar a história de um rapaz que passa pela puberdade e adolescência nos anos 80, vivendo o período que o país também passava por uma adolescência política e econômica. Sua família vai sofrer as conseqüencias da pletora de planos econômicos, moedas e crises. Esperamos que o esquema de exibição proposto filme espelhe o quebra cabeça social vivido naqueles tempos.

Depoimento do diretor

O Ressaca é um projeto que tenho há algum tempo. Queria falar sobre a confusão que foram os anos 80 do ponto de vista da classe média: militares nervosos, presidentes que morriam, mil moedas diferentes, planos econômicos que não davam certo, hiperinflação... para mim foi como a maturação do país, por isso escolhi um adolescente que passa também por um processo de amadurecimento para contar essa história.

Mas o projeto só tomou forma mesmo depois do Cafuné e a experiência que fiz de lançar diversas versões do filme no cinema e distribui-lo por copyleft na internet. É que ao editar o filme eu percebi que não gostaria de amarrar a história e sim comunicar às pessoas que elas podiam interpretá-lo de diversas maneiras ou até levar isso ao pé da letra e reeditá-lo, fazendo sua própria versão. Depois disso me dei conta que o Ressaca faria muito mais sentido assim, com uma estrutura não-linear, onde coisa podiam acontecer duas vezes, não acontecer, ter outros desenlaces, etc. Por isso quis avançar mais a idéia de fazer um filme recombinável, como "Jogo de Amarelinha", de Cortázar e outras obras não lineares.

Então o que vou fazer é que em cada sessão do filme eu vou operar um software feito especialmente pro filme e vou reordenar, selecionar e mixar os trechos do filme ao vivo. Quero ter 2-3 horas de material gravado e editado que vão virar uma sessão de 1h30. Além disso a trilha sonora, eletrônica, será interpretada também ao vivo. Os trechos do filme serão publicados na internet, também com a licença Creative Commons, para que outras pessoas possam "executar" o filme, fazendo suas próprias versões.


Nesse domingo, sessão do Ressaca no DORKBOT DELUXE!
Entrada franca - informações abaixo:

Domingo, 8 de março, 20:00
Circo Voador, Rio de Janeiro
Festival de Cultura Digital
http://circodigital.org.br/festival/



Próximas sessões:

Festival de Arte Digital, Belo Horizonte
12 a 15 de março, 18:30
Estação Central do Metrô
http://www.festivaldeartedigital.com.br



www.ressaca.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário