Alfaiates de Curitiba em livro
O livro Alfaiatarias em Curitiba será lançado neste sábado, dia 7, às 15h30h, no Jardim do Solar do Rosário. O projeto é fruto de uma pesquisa histórica e etnográfica realizada em conjunto com Valéria Oliveira Santos (antropóloga), Dayana Zdebsky de Cordova (produtora e antropóloga), e Fabiano Stoiev (historiador) João Castelo Branco (fotógrafo e antropólogo). O trabalho explora o universo de valores expresso no ambiente da alfaiataria e no fazer do alfaiate.
A pesquisa realizada pretende, por meio do registro etnográfico e histórico, reunir, sistematizar e tornar acessíveis ao público informações sobre o universo das alfaiatarias e alfaiates de Curitiba. Desta forma, o livro com 100 páginas está dividido em sete capítulos: “Primeiras linhas”, “Paisagens da alfaiataria”, “Lugares”, “Técnica e aprendizagem”, “Fazeres”, “Ofício e indústria” e “Arremate” que abordam entre outros assuntos os ambientes, objetos, clientes, maquinários, a indústria da confecção, as trajetórias de mestres e aprendizes e as perspectivas da profissão.
O projeto Alfaiatarias em Curitiba está fundamentado na idéia de que a identificação, descrição e produção de conhecimento sobre a vida social e a memória do tema proposto contribuem para a valorização deste ofício e modo de fazer tradicional, e para o reconhecimento do mesmo como bem cultural ao qual a memória e a vida social atribuem sentido diferenciado. Para a seleção de imagens do livro – que já rendeu uma exposição homônima no ano passado – o fotógrafo e antropólogo João Castelo Branco explica que buscou focalizar o universo visual que compõe a “paisagem da alfaiataria”, ou seja, não só seus espaços e instrumentos, mas também processos e relações.
O projeto, realizado com o Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, teve uma tiragem de dois mil exemplares e sua distribuição gratuita será dirigida entre os alfaiates, escolas de moda, bibliotecas,fotografos...
Quem se interessar em receber o livro gratuitamente pode esta enviando seu endereço para o e-mail desse blog.
Desejo receber um exemplar do Livro "A Historia da Alfataria" de Curitiba.
ResponderExcluirGrato,
Paulo Arlindo.
Não sei se ainda há tempo, mas se for posssível gostaria de receber um exemplar do livro !A história da alfaiataria de Curitiba"
ResponderExcluirSe posssível gostaria de receber um exemplar do livro !A história da alfaiataria de Curitiba".
ResponderExcluirOlá, gostaria de ter acesso a este livro ou ao material de pesquisa, você sabem me orientar como fazer? Obrigada,
ResponderExcluirLaura Kaufmann